Você sabe o que é Bioconstrução?

Te convidamos a conhecer algumas ideias que visam unir economia e sustentabilidade para seu projeto

Todo mundo gosta de economizar nas contas mensais, como água e eletricidade. E se nós te contássemos que hoje você não precisa fazer nenhum malabarismo e que é possível, através de atitudes simples, economizar e contribuir para uma vida mais sustentável? Hoje queremos te falar sobre algumas alternativas construtivas e de acabamentos que vão te trazer benefícios que vão além da economia.

Tendência cada vez mais crescente, a bioconstrução é a ideia de utilizar materiais de baixo impacto ambiental trazendo diversas vantagens para obra e oferecendo estilo de vida sustentável e econômico.

Recursos mais utilizados nessa modalidade são madeira, bambu e até barro. Mas é sempre importante observar para cada região do Brasil qual melhor se adapta ao clima, os materiais utilizados na região Sul do Brasil nem sempre serão os melhores para se utilizar na região Nordeste. Em projetos que usam a bioconstrução como premissa, resíduos como resto de comida, lixo seco(plásticos, papeis, latas), água e restos de obras podem ser utilizados em alguma etapa do projeto.

Projetos em cidades com grande incidência de sol e calor, uma ótima alternativa é o telhado verde, que auxilia na refrigeração sem eletrodomésticos como ar-condicionado, pois todo calor é absorvido, reduzindo drasticamente o consumo de energia elétrica, sem contar o visual que esse tipo de telhado traz para o projeto.

Espaços para instalação de pontos de captação de energia solar podem trazer uma queda de até 95% nos gastos mensais com energia elétrica, reduzindo também a emissão de gás carbono praticamente a zero. Além disso, você pode unir o uso dos painéis solares a outras soluções, como as lâmpadas de led, que duram muito mais e consomem muito menos que as convencionais.

Cisternas para armazenamento e reaproveitamento de água da chuva também já são alternativas acessíveis. Elas vão garantir abastecimento em períodos de escassez, trarão economia e podem ser usadas por exemplo para cuidados de uma horta orgânica no seu quintal, mais uma ideia boa que pode ainda se tornar um hobby.

Pensado em tudo isso e para incentivar nossos futuros moradores, o time de Engenharia e Projetos da Teriva Urbanismo, desenvolveu no Teriva Innovare na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo uma alternativa. O projeto conta com um clube e portaria que terão como principal fonte de energia placas solares.

Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui!