Construir uma casa é assim tão difícil?

Como se planejar e executar a construção da sua primeira casa.

Um dos maiores desafios quando compramos um lote é o pós entrega. Mesmo sendo uma das etapas mais aguardadas, construir uma casa pode gerar algumas dúvidas, desde a elaboração de um projeto a como colocá-lo no papel e principalmente como transformá-lo em realidade. Fique tranquilo pois esse receio é normal e por isso nós trouxemos algumas dicas e orientações para te mostrar que com planejamento desde a compra, somados a boas ideias, iniciar o projeto pode ser mais fácil do que parece.

 

As etapas para realizar a sua obra são:

1)    Elaboração do projeto com um profissional:

 

É importante esclarecer que para desenvolver o projeto da sua casa não é necessário aguardar a entrega do lote. Desde a aquisição, com a planta em mãos e um arquiteto ou engenheiro, você poderá começar a colocar sua ideia no papel. Mesmo que a planta traga apenas uma previsão das especificidades do lote, qualquer mudança ou ajuste futuro, após a conclusão da obra, poderá ser feito mais rapidamente, uma vez que o projeto estará praticamente pronto.

 

2)    Apresentação do projeto para a associação de moradores:

 

Antes da entrega você já contratou o profissional, está como projeto pronto e fez os ajustes necessários na medida que o empreendimento foi ganhado forma e você pôde conhecer seu lote. Após a formalização da entrega é hora de apresentá-lo a Associação de Moradores, que terá um profissional especializado em analisar, pontuar e aprovar seu projeto. Em nossos empreendimentos, todo processo é feito de maneira on-line através de um sistema, em que você poderá enviar e acompanhar as devolutivas necessárias feitas pela Associação de Moradores.

 

3)    Aprovação na prefeitura:

 

Com o projeto aprovado, é hora de seguir para terceira etapa, a de aprovação na Prefeitura. Lembre-se de consultar a situação financeira do seu lote através do nosso SAC ou em nossa área do cliente, é muito importante que as exigências burocráticas sejam atendidas para que isso não impacte na aprovação do seu projeto. Na Prefeitura, orientamos que você sempre procure a Secretaria de Habitação ou de Obras, mas isso pode variar de acordo com o Município, assim como os prazos de análise e aprovação. Projetos aprovados na Associação são mais facilmente aprovados na Prefeitura, pois já seguem as diretrizes do Município.

A Prefeitura, após analisar e aprovar seu projeto, concederá o Alvará de obras, que nada mais é que a autorização para que você comece a construção da sua casa. Ao levar esse alvará para a Associação, você receberá as regras especificas sobre horários e execução da obra.

 

4)    Início das obras:

 

Todas as etapas cumpridas? Mãos à obra. Para te ajudar um pouco mais, aqui mesmo em nosso blog, temos conteúdo com dicas de construções sustentáveis e para economizar na obra e acabamentos do seu projeto.